terça-feira, 18 de novembro de 2014

MODERNIDADES IMPOSTAS






     Relacionamento com perspectivas de futuro é coisa pra duas pessoas maduras, decididas, que sabem o que querem da vida, e isso inclui um ao outro. Relações assim têm grandes chances de darem certo.
    Agora, aquele outro tipo de relacionamento que anda tão na moda hoje em dia, onde as pessoas ainda querem manter a mentalidade de solteiros, e fingem que a outra pessoa não é importante, e que é facilmente descartável, enquanto fazem joguinhos para se valorizarem, testando para ver quem tem o poder, ou quem manda mais em quem. Cá entre nós, isso não é sério. Tampouco é divertido. No fundo, isso não passa de uma brincadeira infantil e despretensiosa.

    Geralmente, são como duas crianças mimadas brigando pelo mesmo brinquedo, e quando um conseguir, vai deixar ele jogado em um canto, porque já não tem mais graça. É a ilusão do desafio, dizem alguns sábios do comportamento humano.
    Pessoalmente, eu não me adapto a nenhuma dessas baboseiras que a modernidade quer nos impor ou empurrar goela abaixo. Acho que sou chato e retrógrado ao extremo, porque não sinto nenhum interesse por esse tipo de envolvimento. Nem entendo qual o estímulo que as pessoas sentem em serem destratadas, enroladas ou feitas de bobas. Ah, mas tem que ter um charme! Que charme há em não ter certeza nenhuma de nada? Viver entre dúvidas, tendo que imaginar ou adivinhar o paradeiro ou o real interesse do outro, com quem você se juntou para poder contar e saber que tem alguém para ficar ao seu lado, sempre que precisar. Me desculpe, mas charme tem a ver com presença, com um jeito espontâneo de sorrir, de olhar nos olhos enquanto falam, e se descobrem, fazendo perguntas, interpretando respostas, compartilhando silêncios. Charme é mostrar a que veio, e não se esconder para parecer melhor do que é.

    Ah, mas daí tem a parte boa! Que parte boa? A parte em que você não está em dúvida, insegura(o), desconfiada(o), sem saber onde o outro anda porque ele, ou ela, decidiu que especialmente hoje vai te atender na primeira chamada, ou vai responder sua mensagem sem esperar duas horas pra você não pensar que ele estava a postos para você? Enquanto você agradece aos céus porque pôde contar com aquela rica pessoa nesse dia. E nos outros? Só Deus sabe. Vai depender da disposição, do tempo, do alinhamento das estrelas, da sua conjuntura astral...
    Em que mundo, isso é algo minimamente excitante, ou atraente? Porque pra mim, é apenas previsível e maçante. Será que precisa de tudo isso para tornar uma relação emocionante ou sentir um interesse genuíno pela outra pessoa?
    Mistério é bom no começo, para nos prender ao enredo e permitir nos surpreendermos com o rumo das coisas. Depois disso, fica supérfluo, desinteressante, como um roteiro sem pé nem cabeça, onde as cenas são soltas e não fazem nenhum sentido. A gente torce para que chegue logo o final porque não aguenta mais assistir uma história que se arrasta e cujo desfecho só revela mais e mais incoerências e uma tremenda falta de criatividade.

    A única cumplicidade que imagino nesses casais é na hora da briga, quando um decide não falar mais com o outro por alguma besteira dita sem pensar. Então, ambos vão, cada um para o seu lado, cheios de orgulho e medo, torcendo para que o outro dê o braço a torcer primeiro. Porque se depender de assumir erros ou pedir desculpas, adeus, já era, não rola mais...

    Eu leio nas entrelinhas desses relacionamentos uma tremenda falta de amor próprio. E é fracasso na certa. Decepções a curto prazo. Em pouco tempo, serão dois tristes amargurados postando indiretas e desejando que o outro se exploda porque não aguentou as suas birras. E assim vão seguir, desviando das desilusões, tropeçando na própria vaidade, sem aprender coisa alguma nem refletir sobre nada, até encontrar outra criança disposta a brincar de casinha, e mudar o status do Facebook pelas próximas duas ou três semanas.



Um comentário:

  1. Olá :) Gostei da postagem! Ótimo texto! :D
    Obrigada por seguir o meu blog! *-* Estou seguindo o seu blog! ;)
    Sinta-se a vontade para visitar o meu blog quando quiser e o puder. ;D *-*
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir