sábado, 7 de agosto de 2010

O CURSO NATURAL DAS COISAS



  "Há de se saber que teimosia não é determinação, que insistência nunca traz nenhuma certeza e que, convencer alguém de algo, não é conquistar sua confiança."




      Existe um momento na vida em que a consciência prática se torna mais importante que os anseios e motivações habituais que nos levam a agir de forma impulsiva, sempre que nos sentimos em desvantagem, seja na vida diária, no trabalho, num relacionamento. É a hora de confrontar a si mesmo, rever as idéias pré-estabelecidas acerca do que pode ou não influenciar nossas decisões.


    Devemos encarar o fato de que cada pessoa escolhe o seu caminho. Não se pode interferir ou tentar mudar o curso de um rio, apenas deixá-lo fluir conforme o destino que a natureza lhe reservou. Não basta sentir amor por uma pessoa, é preciso ser capaz de compreender suas razões, sob quaisquer circunstâncias; Conquistar uma parte dela quem nem ela sabe que existe, acompanhar seu ritmo, se adaptar a seu desassossego. Mesmo que às vezes o tempo, a distância ou a própria pessoa representem o maior obstáculo ou desafio.
     Há de se saber que teimosia não é determinação, que insistência nunca traz nenhuma certeza e que, convencer alguém de algo, não é conquistar sua confiança.

     Quando você estiver certo de que poderá amar uma pessoa porque ela faz você se sentir bem, ótimo. Agora procure realmente conhecê-la. Experimente sentir a falta dela, e descubra o quanto você é capaz de suportar a sua ausência, sem que o sentimento se enfraqueça.
    Perceba que essa pessoa não é perfeita. Ou o que é pior, é diferente de você. Fuja da ingenuidade que alimenta os ideais. Encare a saudade de uma maneira honesta, com todas as suas memórias distorcidas pela lente do tempo. Experimente a passagem desse tempo, sem permitir que o orgulho transforme seu coração em pedra. Chore uma ou outra vez para extravasar se isso for preciso, mas não para fazer dramas desnecessários, mesmo sabendo que suas lágrimas não terão o poder de fertilizar as sementes do seu desejo.


      Seja forte quando outras pessoas parecerem acreditar piamente nas próprias mentiras que contam. Elas roubarão atenções, trarão indignação e dúvidas. Você vai repensar suas convicções, talvez reinventar o amor de uma forma mais politizada e simples, ou menos dolorosa, ou menos fiel... O mundo, com um suave apelo materialista dirá sarcasticamente: 
- "Tudo gira em torno de interesses!"- Você saberá que satisfazer suas vontades é um leve peso na consciência. Que é momentaneamente mais fácil fazer uma pessoa sofrer do que sofrer por uma pessoa. Entenderá que o equilíbrio é uma arte, que a gente só aprende a dominar caindo. E que a maturidade consiste em aprender com seus erros. De preferência, sem culpar os outros nem repetir a mesma experiência milhões de vezes. Mesmo que a pessoa e a situação mudem, você continuará sendo sempre o mesmo. Por isso definitivamente, aprenda com seus erros!


     E verá todos seguindo o caminho mais fácil, porque também é o mais rápido, e também nesse caso, o mais conveniente... Então, você irá pelo outro lado. Porque você escolheu ter personalidade. E se muitos desistem nas primeiras dificuldades, você escolheu lutar até o fim pelo que acredita.
     Por isso, não reclame da vida. Agradeça a Deus pelas oportunidades,. Elas são únicas. E mesmo diante da pior injustiça, não guarde rancor ou mágoa de ninguém.


     É preciso ter muita coragem para se perdoar alguém, compreender suas razões, entender seus motivos. A maneira de cada um sentir e perceber as coisas é muito peculiar e subjetiva. E só o tempo conhece os limites que cercam a capacidade de cada um. Um gesto simples vale mais que a incoerência eloquente das palavras; Esquecer agora pode ser também uma forma de apostar num amanhã melhor.
     A paciência é uma virtude preciosa em qualquer circunstância, mas o amor é a verdadeira coragem que move todas as boas intenções.




...

Nenhum comentário:

Postar um comentário